BEM-VINDES À
Feira Criativa de Arte Indígena
18, 19 e 20 de Junho
A Feira Criativa de Arte Indígena visa ressignificar e transformar as ideias para divulgar nossa arte, perpetuando os saberes ancestrais da cultura Amazônida e potencializando o trabalho dos povos tradicionais, a fim de criar alternativas econômicas e facilitar o comércio de produtos indígenas sem atravessadores.
A cultura indígena tem sido utilizada por nós como um instrumento de luta e resistência, e nesse sentido iremos mobilizar os negócios comunitários e dinamizar a economia local. Neste espaço levamos os saberes dos povos da floresta para todos os amantes e admiradores de todas as formas de arte e expressões étnicas.
Hélida Amorim, artesã moradora de Alter do chão que mistura elementos da natureza em suas bijóias e mostra através delas que podemos usufruir da mãe terra sem devastá-la.
Nascida e criada em Alter do Chão, cultiva plantas e trabalha com costura, na confecção de ecobags.
Larissa Borari, filha de Alter do Chão, criadora da grife Jawara Borari, é também maraqueira no grupo de carimbó Suraras do Tapajós e atuante no movimento indígena.
Ianny Borari e Iza Borari, artesãs do povo Borari da Aldeia Alter do Chão. Produzem histórias nas entrelinhas do grafismo indígena, através de suas bolsas pintadas a mão.
Artesã indígena do povo Borari, nascida em Alter do Chão. Junto à sua família produz acessórios artesanais com miçangas, sementes e resíduos de madeiras.
Os vídeos das oficinas serão exibidos nos dias e horários especificados abaixo
18/6 às 9:00
Teçume de palha curuá
18/6 às 9:30
Dança de Carimbó
19/6 às 9:30
Grafismo Indígena em Tecido
20/6 às 10:00
Grafismo Indígena Corporal
20/6 às 9:00
Instrumentos – Curimbó
20/6 às 9:30
Instrumentos – Maraca